quarta-feira, 20 de julho de 2011

Que queres que eu te faça?



Texto: Marcos 10: 46 – 50
Introdução: Jesus como sempre, andava pelas ruas das cidades, curando e operando milagres. Por isso muitos o seguiam. E sua fama chegava  a todos os ouvidos, inclusive daqueles que não podiam ver; como de Bartimeu. Ele estava ali, assentado junto ao caminho, onde com certeza seria mais fácil mendigar. Então ele ouviu que Jesus estava passando por ali. E aí, que a mudança começou a acontecer em sua vida.
         Muitos de nós talvez estejamos esperando que algo grande aconteça em nossas vidas, assim como Bartimeu, que esperava ser curado e não ficou assentado onde estava, mas foi corajoso e ousado em sua decisão de chamar a atenção de Jesus.
         Vejamos algumas lições que podemos aprender com Bartimeu:
         1- Ele conhecia Jesus
         Muitos de nós conhecemos a Jesus, e sabemos o que Ele pode fazer em nossas vidas. E muitas vezes ficamos calados esperando que Jesus venha ao nosso encontro realizar o desejo de nosso coração. Mas Bartimeu conhecia Jesus e não ficou simplesmente parado, esperando que Jesus viesse para lhe curar. Sabia que algo mais teria que ser feito....
         2- Ele clamou por Jesus
         Ele sabia que por causa da grande multidão que seguia a Jesus, se ele não clamasse, seria quase impossível que fosse curado naquele dia. Por isso ele começou a clamar, a clamar pelo nome de Jesus, lembre-se porque ele conhecia a Jesus. Clamou em alta voz até incomodar as pessoas que passavam ao redor, dizendo que se calasse. Muitos de nós talvez ficaríamos acanhados e nos calaríamos, mas ele fez algo mais....
         3- Ele clamou mais alto
         Mesmo sendo um cego, estando na beira do caminho, onde qualquer um, poderia maltratá-lo para que parasse de gritar, ele não se intimidou, e clamou mais alto.  Sua intenção era chamar a atenção do mestre para sua situação. Tanto que conseguiu. Até que o Mestre mandou chamá-lo. E então este cego nos dá mais uma lição.....
         4- Lançou de si a sua capa
         Aquele cego, filho de Timeu, talvez só tivesse essa capa que o protegia em seu dia a dia. Ela o protegia do vento, do sol durante o dia, do  terrível frio da noite, chuvas e muito mais coisas que o ameaçavam. Era sua proteção. Mas no memento em que Jesus o chamou, Bartimeu nem se lembrou de suas condições, lançou de si a capa, lançou fora toda sujeira, toda enfermidade, todo sofrimento, toda humilhação; enfim lançou fora tudo o que o fazia sofrer. Por quê? Porque ele com certeza sabia que o sofrimento chegara ao fim.
         E então ele tem um encontro com o Mestre Jesus.
Mas não fica só por aí...
Jesus então pergunta: O que você quer que Eu te faça?
         5- Ele sabia o que queria
         Muitas vezes Jesus nos pergunta o queremos que Ele nos faça. E nós ao invés de sermos objetivos, começamos a ‘lamber’ nossas feridas, a sentir pena de nós mesmos. E então, Jesus passa. E nós ficamos. Bartimeu foi objetivo, ele sabia o que precisava. “Mestre que eu torne a ver”. Pronto. Vai a tua fé te salvou.
Conclusão: Quantos “crentes Bartimeus” temos hoje em nossas igrejas? Crentes que já viram Jesus operar milagres, que já viram Jesus salvar o perdido, que já viram o que Ele pode fazer em suas vidas. Mas ao longo de suas vidas cristãs, vão se tornando cegos, os seus olhos espirituais vão secando, e deixa-se de ver as maravilhas que Jesus pode fazer, e passa-se então a somente ouvir a multidão falar do que Jesus tem feito na vida de outros. É necessário então, que assim como Bartimeu, se tome uma decisão, de não mais estar nesta situação; lançar a capa, a capa da religiosidade, a capa da falta de fé, a capa da ansiedade, a capa da desmotivação, a capa da rebeldia, e por aí vai.
E daí então, diante da pergunta que Jesus nos faz hoje: O que você, filho amado quer que eu te faça?
Nós possamos responder: Senhor tão somente que eu volte a ver!!!
         Então, coisas maiores Ele fará, em nossas vidas.

        
  
        
 Pra. Lígia Sabino

Nenhum comentário:

Postar um comentário